Temer desautoriza ministro e diz que escolha de PGR será a partir de lista tríplice

Publicado em 16/05/2016 13:57

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente interino Michel Temer disse nesta segunda-feira, por meio de sua assessoria, que vai manter a escolha do procurador-geral da República a partir da lista tríplice votada por membros do Ministério Público Federal, em resposta à declaração do ministro da Justiça de que a escolha para o cargo não precisaria ser obrigatoriamente dessa forma.

A assessoria do presidente interino disse que a escolha do procurador-geral da República é uma atribuição do presidente da República, a partir de lista tríplice do Ministério Público Federal.

A prática de escolher o procurador-geral dessa forma foi adotada nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente afastada Dilma Rousseff, e era elogiada por membros do MPF.

Mas o novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, defendeu em entrevista, publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, que o governo Temer não nomeie obrigatoriamente para a chefia da PGR o mais votado na lista tríplice, caso assuma a Presidência em definitivo.

"O presidente da República tem essa liberdade constitucional (de indicar o procurador-geral que não foi eleito pela categoria) dentro desses requisitos. Não é algo arbitrário. É uma questão de freios e contrapesos. O poder de um MP é muito grande, mas nenhum poder pode ser absoluto", disse Moraes na entrevista.

O ministro disse ainda ao jornal que não conversou com Temer sobre o tema, uma vez que o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, foi nomeado há seis meses e ainda tem mais de um ano no cargo.

Temer assumiu a Presidência de forma interina na semana passada, devido à decisão do Senado de instaurar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e afastá-la do cargo por até 180 dias.

(Reportagem de Leonardo Goy)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024