Dólar tem leves variações sobre real à espera de impeachment; BC volta ao mercado

Publicado em 11/05/2016 12:15

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar oscilava entre leves quedas e altas ante o real nesta quarta-feira, dia da votação do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff no Senado que deve resultar no seu afastamento temporário e, na avaliação dos mercados, abrir espaço para recuperação da economia brasileira.

A moeda norte-americana tinha a queda limitada após o Banco Central voltar a atuar no mercado de câmbio, depois de ficar cinco sessões de fora.

Às 12:14, o dólar avançava 0,01 por cento, a 3,4671 reais na venda, após bater 3,4479 reais na mínima e 3,4830 reais na máxima. O dólar futuro operava em baixa de cerca de 0,35 por cento.

"Hoje está todo mundo esperando mesmo o grande fato, esperando essa definição", resumiu o operador da corretora Intercam Glauber Romano, referindo-se à votação no Senado.

O Senado já iniciou, nesta manhã, a votação do processo contra Dilma e as avaliações, até mesmo dentro do atual governo, são de que ela realmente será afastada. Com isso, o vice Michel Temer assume interinamente o comando do país e já deixou claro que o ex-presidente do BC Henrique Meirelles, assumirá o comando do Ministério da Fazenda, o que tem agradado os agentes financeiros.

O BC já realizou dois leilões de até 20 mil swaps reversos, equivalentes à compra de dólares no futuro, cada. Ao todo, nos dois leilões, a autoridade monetária vendeu 30.970 contratos.

Para muitos operadores, o BC tem buscado defender o piso de 3,50 reais para a cotação do dólar, para ajudar as exportações e as contas externas do país.

No exterior, o dólar caía em relação a uma cesta de moedas, com investidores realizando lucro num dia sem indicadores econômicos relevantes nos Estados Unidos. A moeda norte-americana também perdia terreno em relação à de alguns países emergentes, como o peso mexicano.

(Por Flavia Bohone)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024