BC da China promete ajuste da política monetária e a flexibilidade do iuan

Publicado em 06/05/2016 13:26

PEQUIM (Reuters) - O banco central chinês disse nesta sexta-feira que vai ajustar sua política monetária de uma maneira preventiva e oportuna, uma vez que a economia ainda enfrenta pressão negativa, apesar dos sinais de estabilização.

O Banco do Povo da China vai continuar com sua postura de prudência e manter a cotação do iuan basicamente estável, disse o banco em seu relatório de implementação de política monetária do primeiro trimestre.

O banco central disse que vai criar "um ambiente financeiro e monetário apropriado para ajustes, transformações e modernizações estruturais", e adotará medidas para afastar os riscos financeiros sistêmicos.

O banco também prometeu deixar o mercado exercer um papel maior ao determinar a taxa de câmbio do iuan, e melhorar a flexibilidade da moeda.

O crescimento econômico do país desacelerou para 6,7 por cento no primeiro trimestre --o mais fraco desde a crise financeira global, mas a atividade econômica acelerou em março após uma série de medidas, incluindo seis cortes da taxa de juros desde o fim de 2014.

(Por Kevin Yao e Michael Martina)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024