STF julga nesta 5ª pedido de afastamento de Cunha da presidência da Câmara

Publicado em 05/05/2016 07:06

BRASÍLIA (Reuters) - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na quinta-feira o pedido da Rede Sustentabilidade para afastar o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do cargo de presidente da Câmara, informou nesta quarta-feira a assessoria de imprensa do tribunal.

A Rede protocolou na terça ação em que questiona a permanência de quem é réu em processo no Supremo em cargos que façam parte da linha sucessória da Presidência da República. O partido alega inconstitucionalidade no caso de Cunha, uma vez que responde como réu nas investigações da operação Lava Jato.

O deputado, atualmente o terceiro na linha sucessória, pode se tornar o segundo, caso o vice-presidente Michel Temer assuma a Presidência no lugar de Dilma Rousseff, alvo de processo de impeachment.

“Questionamos exatamente o fato de ser possível que um réu ocupe um posto existente na linha sucessória da Presidência da República. Por esse motivo é inconstitucional e, dessa forma o (Eduardo) Cunha deve ser afastado do comando da Câmara”, afirmou Raphael Sodré, dirigente nacional da Rede.

O presidente da Câmara é réu no STF pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro sob a acusação de integrar o esquema de corrupção na Petrobras. Além dessas acusações, Cunha também enfrenta um processo de cassação no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar por ter mentido sobre a existência de contas no exterior, em depoimento à CPI da Petrobras.

A sessão no Supremo está marcada para iniciar às 14h de quinta-feira.

(Reportagem de Leonardo Goy)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024