Desafios dos mercados emergentes não devem ser superados rapidamente, diz BCE

Publicado em 03/05/2016 10:14

FRANKFURT (Reuters) - A fraqueza das economias emergentes pode ser duradoura uma vez que os problemas giram em torno de questões estruturais arraigadas e não de dificuldades passageiras, representando riscos ao crescimento até das economias avançadas, disse o Banco Central Europeu (BCE) nesta terça-feira.

O presidente do BCE, Mario Draghi, tem citado repetidamente o crescimento fraco dos mercados emergentes como um peso para a recuperação da zona do euro, e uma das razões que justificam sua política monetária bastante frouxa.

Elaborando sobre esta questão em seu boletim econômico regular, o BCE disse que o crescimento potencial entre algumas das principais economias emergentes tem enfraquecido, elevando os risco de um "considerável" impacto negativo sobre o crescimento global.

O boletim citou a queda do crescimento da produtividade, investimento fraco, elevação da dívida externa, condições financeiras mais apertadas e deteriorações demográficas como algumas das razões por trás da perda de ritmo.

"Alguns desses desafios não devem ser superados rapidamente", disse o BCE. "O impacto do investimento fraco, dos gargalos de infraestrutura e das restrições de capacidade pode ser mais forte que o esperado."

(Reportagem por Balazs Koranyi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024