Temer trocará diretoria do BC e adotará reformas para retomar confiança, dizem fontes

Publicado em 27/04/2016 07:17

Por Lisandra Paraguassu e Alonso Soto

BRASÍLIA (Reuters) - A diretoria do Banco Central deverá ser substituída como parte da reforma da equipe econômica e serão adotadas reformas para reconquistar a confiança dos investidores no eventual governo de Michel Temer, disseram à Reuters três pessoas próximas ao assunto.

Wellington Moreira Franco, um dos principais conselheiros econômicos de Temer, disse à Reuters que o presidente e a diretora do BC, que formam o Comitê de Política Monetária (Copom), e as diretorias de outros bancos estatais serão substituídos, mas que os novos comandantes serão escolhidos pelo próximo ministro da Fazenda.

Em entrevista ao jornal O Globo, Temer disse que o ex-presidente do BC Henrique Meirelles seria sua escolha para a Fazenda se assumisse a Presidência hoje.

Nesta terça-feira, a comissão especial do Senado que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff foi instalada, com a eleição de Raimundo Lira (PMDB-PB) para a presidência e de Antonio Anastasia (PSDB-MG) para a relatoria.

Pelos prazos definidos, o afastamento de Dilma poderá ser votado no plenário do Senado no dia 11 de maio.

"O Copom precisa ser substituído. Para reconquistar a confiança, é crucial trazermos pessoas do mercado que não estejam suscetíveis a interferência política", disse uma fonte que faz parte do círculo interno de conselheiros de Temer.

O BC, sob o comando de Alexandre Tombini desde 2011, iniciou nesta terça-feira dois dias de reunião para discutir a taxa básica de juros Selic. A expectativa é de que ela seja mantida em 14,25 por cento.

Os candidatos para liderar o BC incluem o economista-chefe do Itaú Ilan Goldfajn, o ex-secretário do Tesouro Carlo Kawall, os ex-diretores do BC Mario Mesquita e Luiz Fernando Figueiredo, assim como o executivo do Goldman Sachs Paulo Leme, disseram as fontes.

Mesquita, Goldfajn e Kawall recusaram-se a comentar, enquanto Figueiredo e Leme não responderam a emails da Reuters.

Temer também planeja enviar ao Congresso projetos para limitar as aposentadorias, flexibilizar o mercado de trabalho e simplificar o sistema tributário, disseram as fontes.

(Reportagem adicional de Anthony Boadle)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024