Sem verba, IBGE adia Censo Agropecuário e cancela concurso público

Publicado em 19/04/2016 07:36

Com um corte em seu orçamento, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Agropecuário, que iria a campo em 2017, uma importante pesquisa que inclui informações sobre segurança alimentar e agricultura familiar.

Com isso, o concurso para preenchimento de 1.409 vagas temporárias, destinadas ao censo, foi cancelado. Os inscritos no processo terão os valores das inscrições reembolsados, informou o IBGE.

O orçamento do Censo Agropecuário foi reduzido em janeiro deste ano, de R$ 330,8 milhões para R$ 266,8 milhões na LOA (Lei Orçamentária) aprovada pelo Congresso Nacional.

Nos últimos meses, o IBGE vinha negociando com o Ministério do Planejamento a recomposição deste orçamento para preparar a pesquisa, o que inclui, por exemplo, a compra de equipamentos.

“Diante dessa realidade, o Censo Agropecuário está adiado, e uma nova data para sua realização está condicionada à liberação dos recursos necessários em tempo hábil à organização da operação”, informou o instituto.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Na Folha: Sem pesquisa, agropecuária terá de continuar apostando no escuro 

Os governos de plantão nunca levam muito a sério a atividade agropecuária. Resolvem alguns dos problemas pontuais, mas não pensam o setor como uma atividade que necessita de muito planejamento.

Isso é uma tradição governamental que vem de longo prazo. É o que acaba de ocorrer com a limitação de verbas do Ministério do Planejamento que inviabiliza a realização do novo censo agropecuário. 

O censo é um espelho do momento do setor. Aponta o que o país produz e como produz. A fotografia atual permite correções de rumo e, consequente aumento de produtividade.

A agropecuária deixou de ser o patinho feio no passado para ser uma atividade com forte componente tecnológico nos dias atuais.

É, seguramente, um dos setores que mais empregam tecnologia no país. Essa tecnologia vai desde o início da produção, a semente, até a fase de produção e de colheita, com recursos movidos por alta tecnologia.

O avanço da agropecuária foi grande nos últimos anos, mas a continuidade desse avanço necessita de visão de futuro do setor, uma vez que os investimentos buscam o longo prazo, regras claras e números que apontem para uma demanda real do setor.

Sem censo, a agropecuária continua apostando no escuro. E essa falta de clareza concentra ainda mais a agricultura, uma vez que os mais prejudicados são sempre os produtores e as empresas de menor fôlego financeiro. 

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Fonte: Gazeta do Povo + Folha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024