Presidente regional do Fed, critica novamente pessimismo dos mercados

Publicado em 19/04/2016 07:26

Por Jonathan Spicer

NEW BRITAIN, EUA (Reuters) - O Federal Reserve deve elevar os juros mais rapidamente do que investidores atualmente esperam, disse na segunda-feira o presidente da regional de Boston do banco central norte-americano, Eric Rosengren, novamente atacando o que ele disse ser uma visão pessimista demais dos investidores sobre a economia e a política monetária dos Estados Unidos.

Foi a segunda vez em duas semanas que Rosengren advertiu que os mercados futuros, que veem apenas um aumento modesto em cada um dos próximos anos, estão errados. Ele disse que a inflação está agora "muito mais próxima" da meta do Fed, minimizou o crescimento fraco no primeiro trimestre e disse que a economia está "fundamentalmente sólida".

As declarações sugerem que mesmo a ala "dovish" do Fed está desconfortável com o profundo ceticismo nos mercados financeiros sobre a possibilidade de o banco central cumprir o ciclo de aperto monetário que planeja, face à desaceleração econômica no exterior e à fraqueza na demanda global.

"Embora eu acredite que aumentos de juros graduais sejam absolutamente apropriados, não vejo riscos tão elevados, nem a perspectiva tão pessimista, para justificar a trajetória excessivamente lenta de aumentos de juros atualmente refletida nos mercados futuros", disse Rosengren, que tem poder de voto neste ano e está entre os membros do comitê que tipicamente prefere juros mais baixos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024