Senado define na 3ª composição e calendário da comissão do impeachment, diz Renan

Publicado em 18/04/2016 17:45

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o calendário e a composição da comissão de impeachment no Senado serão definidos em reunião de líderes na manhã de terça-feira.

Segundo Renan, a autorização para abertura do processo, recebida nesta segunda-feira pelo Senado, será lida no plenário da Casa na terça. A partir da leitura, começará a correr um prazo de até 48 horas para a instalação da comissão.

Também na terça, às 11h, será feita uma reunião de líderes para falar sobre prazos e a proporcionalidade da comissão, que terá 21 membros.]

“Temos pessoas que pedem para agilizar o processo, mas não podemos agilizar de tal forma que pareça atropelo ou delongar de forma que pareça procrastinação”, disse Renan a jornalistas.

Questionado sobre nomes que estão sendo cotados para presidência e relatoria da comissão, como os dos senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG), cotado para presidir, e Ana Amélia (PP-RS), cotada para relatar, Renan disse que a tarefa de escolher os nomes cabe aos líderes partidários, “para criar condições políticas para eleger o presidente e o relator”.

Os nomes de Ana Amélia e Anastasia têm o apoio do PMDB e do DEM, por exemplo, mas enfrentam resistência por parte do PT.

O presidente interino do PMDB, senador Romero Jucá (RR) ponderou que “nada impede que o Senado trabalhe na sexta-feira” para garantir a instalação da comissão ainda esta semana, mesmo com o feriado de Tiradentes na quinta-feira.

Questionado sobre a previsão dada por ele na véspera de que o Senado poderia analisar a admissibilidade da acusação contra a presidente Dilma Rousseff em 15 dias, Jucá afirmou que o prazo pode até ser inferior.

(Reportagem de Leonardo Goy e Maria Carolina Marcello; Edição de Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024