Preços do petróleo recuam após fracasso de acordo para congelamento de produção

Publicado em 18/04/2016 09:45

Por Libby George

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo recuavam nesta segunda-feira após a reunião entre os principais países produtores sobre uma proposta de congelamento da produção fracassar, deixando o mercado às voltas com excesso de petróleo indesejado.

Dezoito países exportadores, incluindo a Rússia, que não faz parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), reuniram-se na capital do Catar, Doha, para um encontro que poderia resultar em acordo para estabilizar a produção aos níveis de janeiro até outubro de 2016.

Mas o acordo ruiu quando o peso pesado da Opep, a Arábia Saudita, demandou que o Irã se juntasse ao acordo, apesar das repetidas afirmações do país de que só o faria quando atingisse os níveis de produção anteriores às sanções.

Os futuros do petróleo tipo Brent chegaram a cair quase 7 por cento no começo das negociações. Por volta das 9:40 (horário de Brasília), o barril era negociado em queda de 3,3 por cento, a 41,66 dólares.

Já o petróleo nos Estados Unidos caía 3,5 por cento a 38,93 dólares o barril, depois atingir 37,61 dólares o barril mais cedo.

(Reportagem adicional por Henning Gloystein em Cingapura)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024