Jucá diz que Senado deve dar “urgência necessária” ao impeachment

Publicado em 18/04/2016 08:42

O presidente em exercício do PMDB, senador Romero Jucá (RR), disse hoje (18) que o Senado deve dar “a urgência necessária” à tramitação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A admissibilidade da denúncia de crime de responsabilidade contra a presidenta foi aprovada ontem (17) pela Câmara dos Deputados por 367 votos favoráveis e 137 contra.

Para o peemedebista, que é segundo vice-presidente do Senado, o país não pode ficar sem comando. “Devemos agir dentro do regimento mas, é claro, dando a urgência necessária que o caso requer, porque não podemos ficar com a presidenta desautorizada pela Câmara e sem o processo andar no Senado, com o país sem comando. É algo muito perigoso”, disse Jucá.

Após a aprovação da admissibilidade pela Câmara, o parecer será enviado ao Senado ainda hoje. Depois de lido e publicado noDiário Oficial da Casa, os líderes terão 48 horas para indicar os 21 membros para compor a comissão especial que analisará, em dez dias, a aceitação do pedido. Se aprovado pela comissão e depois pelo plenário, por maioria simples dos presentes, Dilma será afastada do cargo por 180 dias.

Rejeição a Temer

Jucá minimizou as críticas feitas por aliados do governo ao vice-presidente da República Michel Temer. “A discussão não é Michel Temer, mas a Constituição. O Michel Temer é o vice-presidente, portanto, ele assume [caso confirmado o impeachment pelo Senado]. Como Itamar [Franco] assumiu quando o Collor foi cassado. A discussão não é Dilma ou Michel, é se Dilma fica ou sai. Se Dilma cometeu ou não crime. Na minha visão, cometeu crime de responsabilidade, fiscal, contábil, contra a sociedade brasileira e, portanto, ela tem que ser responsabilizada. Em sendo responsabilizada, a Constituição diz que o vice assume”, disse.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024