FMI: China, Brasil e Rússia prejudicaram o crescimento dos países emergentes

Publicado em 15/04/2016 08:45

O crescimento menor da China e a recessão profunda no Brasil e na Rússia foram apontados hoje (14), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), como causas do baixo crescimento global das economias emergentes, sobretudo de outubro do ano passado até o momento. A situação atual contrasta com a liderança exercida pelas nações emergentes, em termos de expansão econômica mundial, no período posterior a 2008.

Em entrevista durante a abertura dos encontros de primavera do FMI e do Banco Mundial Primavera, a diretora do Fundo, Christine Lagarde, chamou a atenção para a adoção de uma agenda de política global, destinada a propiciar o retorno do crescimento. A agenda prevê uma combinação de políticas estruturais, fiscais e monetárias. Segundo Christine Lagarde, a economia global está se expandindo moderadamente mas a perspectiva se enfraqueceu ainda mais desde outubro do ano passado e, para piorar, “os riscos têm aumentado”.

De acordo com a diretora do FMI, não é apenas o crescimento lento, durante tanto tempo, que tem prejudicado os países. Para a diretora, o que prejudica os países é o conjunto de fatos decorrentes do baixo crescimento, que produz o aumento de riscos para as economias. A solução do problema requer “ações decisivas” dos governos para elevar os padrões de vida, reduzir o desemprego e recuperar os níveis de dívidas internas e externas adequadas para cada país.

A boa notícia, conforme disse Christine Lagarde, é o registro de alguma melhoria nos preços do petróleo. Outro fato positivo mencionado pela diretora do Fundo é a redução de pressões especulativas do mercado financeiro sobre a China. Se esses fatos forem consistentes, segundo disse, a economia global pode voltar a uma rota mais forte e segura. “Tudo depende de uma combinação de políticas dos países”, afirmou.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024