Ministro da Integração pede demissão após PP decidir deixar governo, dizem fontes

Publicado em 13/04/2016 16:00

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, entregou nesta quarta-feira sua carta de demissão, um dia depois de seu partido, o PP, anunciar que está deixando o governo da presidente Dilma Rousseff, disseram uma fonte ligada ao ministro e duas do Palácio do Planalto.

Segundo a primeira fonte, Occhi entregou a carta ao ministro Jaques Wagner, chefe do gabinete pessoal da presidente, pois Dilma estava dando entrevista a jornalistas no momento em que o ministro foi entregar o documento.

A fonte, que falou sob condição de anonimato pois o Palácio do Planalto ainda não se posicionou sobre o pedido de demissão, disse que a decisão de Occhi foi tomada por conta da decisão de seu partido e atendendo a um pedido do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI). O ministro havia sido indicado ao cargo pela legenda.

Duas fontes do Palácio do Planalto também confirmaram à Reuters que Occhi entregou sua carta de demissão.

Na véspera, o PP anunciou que estava deixando o governo Dilma e entregando os cargos que tem na administração federal, depois de a bancada do partido na Câmara dos Deputados decidir encaminhar voto favorável à abertura de processo de impeachment contra Dilma quando o plenário da Casa votar o tema no domingo.

O PP era cortejado pelo Palácio do Planalto em busca de votos para barrar o impeachment, especialmente depois de o PMDB, que era o maior partido da coalizão governista, romper com o governo.

O partido tem 47 deputados e seis senadores.

(Reportagem de Eduardo Simões e Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024