Entenda como funcionará o rito do impeachment, após a votação pelo plenário da Câmara no domingo (17)

Publicado em 13/04/2016 15:15

O pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef começará a ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados no próximo domingo (17), às 14h. Espera-se que o resultado saia só no período da noite. São necessários 342 votos dos deputados da Casa para que o Senado instaure o procedimento que pode culminar no afastamento da presidente. (Veja abaixo os trâmites do rito de impeachment) 

As discussões do processo entre os deputados começa já nesta sexta-feira (15). A sessão será aberta às 8h55. Os autores da denúncia contra Dilma, assim como a defesa da presidente, terão 25 minutos para se manifestarem. Após isso, cada partido com representação na Casa terá uma hora para se manifestar, tempo que poderá ser dividido por até cinco deputados da legenda. 

Ainda na sexta, será aberto, das 9h às 11h, o período de inscrição para os deputados que quiserem discutir o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável à instauração do processo de impeachment.

No sábado, a sessão tem início às 11h para que todos os deputados que se inscreveram na véspera possam discutir o pedido contra Dilma.

De acordo com o consultor em comercialização de grãos, Telmo Heinen, em caso de aprovação na Câmara dos Deputados, o envio do processo para o Senado deve acontecer na terça-feira (19) e a Casa tem dois dias para formar sua comissão especial do impeachment, que terá mais dez dias para analisar o pedido. Após a votação da comissão, tendo a aprovação da maioria, o processo é instaurado e a presidente é afastada por 180 dias. (Isso aconteceria em 4 de maio).

Veja abaixo os trâmites do processo de impeachment:

Com informações da Reuters e Agência Brasil

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024