'Efeito impeachment' faz dólar fechar abaixo de R$ 3,50 (na VEJA)

Publicado em 11/04/2016 18:55
Euforia do mercado com perspectiva de afastamento da presidente Dilma Rousseff fez moeda americana cair 2,83% e terminar a R$ 3,49 (VEJA +A EM VEJA.COM.BR).

O dólar caiu quase 3% nesta segunda-feira e fechou no menor patamar em quase oito meses, abaixo de 3,50 reais. O forte declínio foi reflexo da euforia do mercado com perspectiva de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

No fim da sessão, a moeda recuou 2,83%, a 3,49 reais na venda, menor cotação de fechamento desde 20 de agosto passado (3,45 reais). Em apenas duas sessões, a queda acumulada da divisa foi de 5,39%. A retração vista nesta segunda aconteceu mesmo após quatro atuações do Banco Central (BC) para sustentar as cotações.

"Parece que o mercado está dando o impeachment quase como uma certeza", disse o gerente de câmbio da corretora BGC Liquidez, Francisco Carvalho. "Pode ser exagero", acrescentou.

O próprio governo prevê que será derrotado na votação na comissão do impeachment na Câmara dos Deputados, que ocorrerá nesta noite, e tem concentrado seus esforços em angariar votos no plenário da casa. Nesta sessão, cresceu no mercado a avaliação de que o afastamento da presidente sairá do papel.

O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani (RJ), liberou a bancada do partido para votar "de acordo com sua consciência" na comissão especial do impeachment na Casa e anunciou que os deputados peemedebistas se reunirão nesta semana para definir uma posição na votação do tema em plenário.

Além disso, o vice-presidente da República Michel Temer enviou a um grupo de parlamentares do PMDB - "por engano", segundo sua assessoria - um áudio no qual ele fala como se o impeachment contra a presidente já tivesse sido aprovado. No áudio, ele fala da necessidade de união e de reformas.

Enquetes publicadas pela imprensa mostrando que estaria crescendo a adesão dos deputados à campanha pelo afastamento de Dilma têm sido bem recebidos no mercado, que entende que a manobra poderia ajudar a trazer de volta a confiança no Brasil. Levantamento de VEJA mostra que já há 291 deputados a favor da abertura do processo de impeachment.

(Com Reuters)

Fonte: Reuters + Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024