Farsul: IICP e IIPR apresentam queda com valorização do Real

Publicado em 11/04/2016 15:24

A desvalorização da Taxa Cambial dos últimos meses influenciou diretamente o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) e o Índice de Inflação da Receita dos Produtores (IIPR). Os indicadores desenvolvidos pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul apontam que, em março, houve queda tanto no IICP (- 0,67%), quanto no IIPR (-3,93%).  Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, dia 11.

O preço dos fertilizantes é responsável pela retração dos custos de produção nos últimos dois meses.  Sozinho, ele apresenta queda de 5,4%. Conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, esse é um movimento normal que deve se estender até maio. Mas a valorização do Real acentuou essa queda. No acumulado do ano, O IICP teve um aumento de 0,28% e, em 12 meses, 8,52%.

Já a influência do câmbio no IIPR se dá de forma diferente.  Com a depreciação da taxa de câmbio, o produtor passa a sentir os baixos preços do mercado internacional, mascarados pelo câmbio. Os produtos mais atingidos foram Soja (-6%) e Frango (-1). Arroz, Boi Gordo e Trigo mantiveram estabilidade, enquanto Suínos tiveram alta de 4% e Milho 6%. No ano, o IIPR registra -3%.

Na comparação com o acumulado dos últimos 12 meses, o IICP cresce menos que o IPCA. Ainda que acima do IPCA Alimentos, o IIPR tem uma queda contínua, mostrando, mais uma vez, o descolamento entre os valores pagos ao produtor e o preço praticado ao consumidor.

Confira o relatório na íntegra.

 

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024