PMDB confirma expulsão de Kátia Abreu e Celso Pansera

Publicado em 07/04/2016 13:44
Pedido foi despachado por Romero Jucá, que substituiu ontem o vice­presidente Michel Temer no comando do partido

O recém ­empossado presidente do PMDB, o senador Romero Jucá (PR), encaminhou à Comissão de Ética do partido pedido de expulsão dos ministros da Agricultura, Kátia Abreu, e de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera. O partido confirmou a expulsão dos ministros nesta tarde. Jucá, que substituiu ontem o vice-­presidente Michel Temer no comando do partido, despachou ontem os pedidos de ações disciplinares contra os ministros. O pedido de Kátia foi apresentado pelo diretório do PMDB baiano, e o de Celso Pansera, pelas direções regionais do Acre, Santa Catarina e Espírito Santo. 

Leia a notícia na íntegra no site do Infomoney

Na Veja: Jucá envia à Comissão de Ética pedido de expulsão de Kátia Abreu e Celso Pansera

Recém-empossado presidente nacional do PMDB e encarregado de elevar o tom do partido contra o governo Dilma, o senador Romero Jucá (RR) encaminhou à Comissão de Ética e Disciplina da legenda os pedidos de expulsão dos ministros Kátia Abreu (Agricultura) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) dos quadros da sigla. Os dois responderão, ao lado do também ministro da secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes, por desobediência às decisões do Diretório e da Convenção Nacional peemedebista.

O pedido de expulsão dos dois leva em conta a decisão do PMDB de deixar a base aliada do governo Dilma Rousseff. Agora cabe ao presidente da Comissão de Ética, Eduardo Krause, designar relatores para analisar o caso dos filiados do partido. Os demais ministros peemedebistas que insistem em permanecer no governo - Marcelo Castro (Saúde), Helder Barbalho (Portos) e Eduardo Braga (Minas e Energia) - não são alvo de representações com pedidos de expulsão porque nenhum diretório regional pediu que eles deixassem a sigla.

O pedido de expulsão da ministra Kátia Abreu foi apresentado pelo diretório do PMDB na Bahia. O de Celso Pansera, pelos diretórios regionais do Acre, Santa Catarina e Espírito Santo. Mauro Lopes já responde a processo por falta ética porque assumiu o cargo no governo mesmo depois de a convenção partidária ter aprovado no dia 12 de março proibição para que os filiados ocupassem postos no governo federal.

O Globo: Jucá encaminha pedido de expulsão de Kátia Abreu e Pansera do PMDB

BRASILIA - O presidente nacional do PMDB, Romero Jucá, encaminhou nesta quinta-feira à Comissão de Ética do partido as representações pela expulsão dos ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Kátia Abreu (Agricultura), por "desobediência às decisões do Diretório e da Convenção Nacional do PMDB".

Os pedidos de expulsão partiram dos diretórios da Bahia, no caso de Kátia, e do Acre, Sergipe e Espírito Santo, no caso de Pansera. Os demais diretórios ainda não se manifestaram.

No despacho à comissão, Jucá pediu "o processamento das representações com a maior rapidez possível para a satisfação da base partidária e dos representados".

O processo de expulsão do ministro da Aviação Civil, Mauro Lopes, já está tramitando internamente desde o dia de sua posse, no dia 17 de março.

Leia a notícia na íntegra no site do jornal O Globo

Fonte: InfoMoney + Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024