Atividade industrial da China cresce inesperadamente em março, mostra PMI oficial

Publicado em 01/04/2016 07:25

Por Nathaniel Taplin e Pete Sweeney

XANGAI (Reuters) - A atividade do setor industrial da China aumentou em março pela primeira vez em nove meses, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI na sigla em inglês) oficial, ampliando as esperanças de que as pressões sobre a economia estão diminuindo.

Mas embora a produção tenha aumentado e as novas encomendas domésticas e do exterior tenham voltado a crescer, as fábricas ainda cortaram empregos a um ritmo significativo, destacando os riscos para os líderes em Pequim conforme eles tentam reduzir o excesso de capacidade.

O PMI oficial subiu para 50,2 em março, contra 49 em fevereiro, mas ainda somente um pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Já o PMI de indústria do Caixin e do Markit, que foca em empresas menores, mostrou que a atividade encolheu de novo em março, embora no ritmo mais lento em 13 meses, ao atingir 49,7, contra 48,0 em fevereiro.

"Considerando que as condições atuais seguem incertas, o governo precisa continuar com medidas moderadas de estímulo para reforçar a confiança do mercado", disse o economista-chefe do Caixin, He Fan.

Ampliando o humor cautelosamente otimista, o crescimento do setor de serviços da China foi forte. O PMI oficial de serviços do país subiu para 53,8 em março, ante 52,7 no mês anterior.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024