Patógenos de solo podem reduzir produtividade do feijão em mais de 80%

Publicado em 30/03/2016 10:42
Treinamento sobre manejo integrado, no dia 4 de abril, auxilia produtores na prevenção e controle de fungos

Disseminados mundialmente, os fungos Fusarium e Rhizoctonia são patógenos de solo que atacam a cultura do feijão em todo o seu ciclo de desenvolvimento, causando problemas como damping-off (tombamento), murcha e podridão. Segundo o engenheiro agrônomo, Vinícius Abe, gerente técnico da Alltech Crop Science, essa incidência pode causar até mortalidade da planta, impactando diretamente na produtividade da lavoura.

“Após cultivo sucessivo, o ataque de Fusarium na lavoura já chegou a registrar mais de 80% de danos na produtividade da área. São fungos que a partir do momento que se instalam, vão se multiplicando e podem debilitar severamente a planta”. De acordo com o especialista, eles se manifestam em condições adversas como de estresse hídrico, reduzindo o abastecimento de água e nutrientes para a planta.

Para diminuir os danos causados por esses fungos ou prevenir sua incidência nas culturas de feijão, Vinícius destaca a importância do manejo integrado. “Tratando-se de doença de solo, nunca trabalhamos com uma ferramenta sozinha, já que são patógenos muito especializados e complexos. O se deve fazer é agregar o máximo de ferramentas que puder”, explica.

A utilização de produtos biotecnológicos para manejo biológico do solo e nutrição das plantas também contribui para a resistência da cultura. “Com mais nutrientes, a planta fica menos suscetível ao ataque do patógeno e o tratamento da matéria orgânica do solo contribui para o equilíbrio dos microrganismos, evitando que esse fungo se prolifere e venha a causar danos”, complementa.

Aliado a isso, o cuidado com o material utilizado no plantio, o tratamento de sementes e a rotação de cultura com plantas não hospedeiras dos fungos são recomendadas. O especialista ainda orienta evitar o plantio sucessivo de leguminosas e a compactação do solo, que pode favorecer as doenças já que a água não drena tão facilmente.

Treinamento

Com o objetivo de informar ao produtor sobre todas essas ferramentas, a Alltech Crop Science promove no dia 4 de abril, às 10h, um treinamento online, aberto ao público em geral, sobre “Manejo de Fusarium e Rhizoctonia na cultura do feijão”. Serão apresentadas características específicas desses fungos, o clima que favorece a incidência, além do manejo integrado para o auxílio no controle das doenças.

Serviço:

• Manejo de Fusarium e Rhizoctonia na cultura de feijão

Palestrante: Vinícius Abe

Data e horário: 4 de abril, às 10h

Inscrição: https://goo.gl/6Co5l0

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), e pela sede em Araucária (PR).

Fonte: Alltech

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024