Dilma pede ao STF suspensão de decisão de Mendes sobre posse de Lula

Publicado em 22/03/2016 07:11

Dilma Rousseff seguiu o ex-presidente Lula e impetrou nesta segunda-feira um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Gilmar Mendes, tomada na sexta-feira, que impede a posse de Lula como ministro da Casa Civil e devolve a apreciação do caso ao juiz federal Sergio Moro. No documento enviado pelo Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, o governo pede a suspensão da decisão alegando que ela seria ilegal e causaria "inegável prejuízo ao exercício da administração do Poder Executivo Federal" por comprometer a execução de políticas públicas e ações do governo que dependem da pasta.

Na peça enviada à corte pela AGU, Cardozo argumenta que Gilmar Mendes já havia antecipado seu juízo em sessão do plenário do STF. Ele alega ainda que a advogada do PPS, partido que ao lado do PSDB assina o mandado de segurança coletivo deferido por Mendes na sexta-feira, integra a direção do Instituto de Direito Público, do qual o ministro do STF é sócio.

Cardozo já havia pedido no domingo ao ministro Teori Zavascki que garantisse por medida liminar a nomeação do ex-presidente petista para a Casa Civil. O requerimento, semelhante a outro, apresentado no sábado, também tinha por objetivo suspender o andamento de todos os processos e decisões judiciais contra a posse de Lula até um pronunciamento definitivo da corte. Uma das preocupações do governo é que, antes disso, Lula seja alvo de uma ação do juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.

Leia a notícia na íntegra no site Veja.com

 

Fonte: Veja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024