Dólar dispara e Bolsa cai com entrada de Lula no governo nesta 4ª feira

Publicado em 16/03/2016 12:40

O dólar avançava cerca de 2%, acima de 3,80 reais, e Bovespa caía quase 1%, reagindo a temores de que o governo possa promover mudanças na política econômica, após o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva assumir o comando da Casa Civil. Um dos medos dos investidores é o de que o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, deixe o cargo, como publicou o jornal Valor Econômico.

Perto das 11:45, o dólar avançava 1,97%, a 3,8373 reais na venda, após chegar a subir mais de 2% e atingir 3,8383 reais na máxima do dia. No mercado de ações, no mesmo horário, o Ibovespa caía 0,89%, aos 46.709 pontos.

"Seria uma volta à nova matriz econômica", disse o economista da 4Cast Pedro Tuesta. "Isso é muito ruim para o Brasil." Essas expectativas de mudanças ganharam força nas últimas após a confirmação de que Lula assumirá a Casa Civil. A notícia, para alguns investidores, diminuiria as chances do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A informação de que Lula assume o comando da Casa Civil foi confirmada pelo líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), no Twitter. O então ministro, Jaques Wagner, deve ir para a chefia do gabinete. Com a decisão, Lula passa a ter foro privilegiado e fica blindado da Justiça, caso o pedido de prisão preventiva contra ele seja acatado.

"O mercado está muito volátil e guiado pelo noticiário. Não descartamos mudanças súbitas de direção (do câmbio) no caso de novos acontecimentos -- algo que não é difícil de encontrar no Brasil hoje em dia", escreveram analistas do BNP Paribas, em nota a clientes.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja, com informações da Reuters e Estadão Conteúdo

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024