Faltam apenas 50 dias para término do prazo do CAR/MS

Publicado em 15/03/2016 17:05

Os internautas que utilizam o portal do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS (www.famasul.com.br) têm acesso a um cronômetro regressivo do prazo do CAR/MS - Cadastro Ambiental Rural. Hoje, o relógio aponta que faltam apenas 50 dias para o término do prazo para a inscrição, ou seja, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul e do Brasil têm apenas até o dia 05 de maio para se regularizar, como prevê o novo Código Florestal Brasileiro.

De acordo com os dados do Ministério do Meio Ambiente, 36,3% da área passível de cadastro já foi cadastrada. O número é alarmante e preocupa o setor produtivo. Além do cronômetro,  durante esta semana, o Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural e o Imasul - Instituto de Meio Ambiente realizarão um ciclo de palestra em dois municípios do Estado. Neste mês, a equipe estará em Chapadão do Sul, no dia 16, e em Jateí, no dia 17.

 O Sistema Famasul divulgou também em seu portal de informações a cartilha Perguntas e Respostas - Novo Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural (acesse:https://zip.net/bdszj8), com objetivo de esclarecer as dúvidas dos produtores rurais sobre o preenchimento do CAR/MS . A cartilha é  uma das ações do programa Radar Ambiental, composto por palestras direcionadas aos sindicatos rurais, treinamentos regionais e  divulgação de vídeos educacionais.

 Para a consultora do Sistema Famasul, Daniele Coelho, o acesso à informação é o melhor caminho para que o declarante se sinta seguro ao preencher o CAR.  "Nossa orientação é que o produtor rural não deixe para realizar o preenchimento do CAR/MS muito próximo ao prazo final, quanto antes melhor, e sempre consultar um profissional habilitado", orienta. O preenchimento do CAR/MS é obrigatório e o responsável pelas informações para a inscrição no CAR é o declarante, ou seja, o proprietário ou o posseiro, porém há a necessidade de um responsável  técnico.

 Sobre o CAR - Para cadastrar suas informações, o produtor rural de Mato Grosso do Sul deve utilizar o CAR-MS, que é integrado ao SICAR, no qual deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no Estado. O sistema já  está disponível para inscrições no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (https://www.imasul.ms.gov.br/). O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.

Fonte: Famasul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024