Atividade econômica do Brasil tem queda de 0,61% em janeiro, mostra BC

Publicado em 14/03/2016 08:46

BRASÍLIA (Reuters) - O ano de 2016 começou com queda da atividade econômica, segundo dados do Banco Central divulgados nesta segunda-feira, dando continuidade à espiral de recessão em que o Brasil se encontra, sem dar sinais de estabilização em breve.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou queda de 0,61 por cento na comparação com dezembro, de acordo com dados dessazonalizados. O resultado representa o 11º mês seguido de perdas na atividade, e veio bem pior que a expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,1 por cento no mês.

A performance negativa deriva principalmente das perdas nos setores de varejo e serviços, que iniciaram o ano com queda de 1,5 por cento em janeiro sobre dezembro e de 5,0 por cento sobre janeiro de 2015, respectivamente.

Isso ofuscou a alta inesperada de 0,4 por cento na produção industrial em janeiro sobre dezembro, dado positivo, mas que não indica mudança de tendência no setor. Na comparação com janeiro de 2015, o IBC-Br caiu 6,70 por cento e no acumulado em 12 meses o declínio foi de 4,44 por cento, sempre em números dessazonalizados.

Em 2015, a economia brasileira encolheu 3,8 por cento, o pior resultado desde 1990 e com contração recorde nos investimentos e na indústria.

A previsão para este ano caminha na mesma direção, com expectativa de economistas consultados na pesquisa Focus do BC de um recuo de 3,54 por cento. O IBC-Br incorpora projeções para a produção no setor de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos.

(Por Marcela Ayres)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024