Desembargador derruba liminar que suspendia nomeação de ministro da Justiça

Publicado em 07/03/2016 17:31

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Cândido Ribeiro, derrubou nesta segunda-feira liminar concedida na última sexta-feira que suspendia a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o posto de ministro da Justiça, informou o tribunal.

A liminar foi obtida pelo deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE) junto à 1ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, sob o argumento de que a Constituição impede que um membro do Ministério Público, caso de Wellington César, assuma simultaneamente um cargo no Poder Executivo.

Na decisão desta segunda, o desembargador apontou que a questão sobre o dispositivo constitucional que impediria a nomeação de Wellington César é "controvertida" e lembrou que o assunto já foi levado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá se pronunciar sobre o tema na quarta-feira.

"Enquanto isso não ocorrer (análise pelo Supremo), entendo que a execução da liminar tem o condão de acarretar grave lesão à ordem pública", escreveu o magistrado para justificar a suspensão da liminar.

O desembargador também afirmou em sua decisão que a concessão da liminar "envolve interferência em ato de governo, com subjacente impacto nas condições de governabilidade da chefe do Poder Executivo" e determinou que a liminar seja suspensa até o pronunciamento do STF.

Também nesta segunda, Wellington César pediu exoneração do cargo de procurador-geral de Justiça adjunto para Assuntos Jurídicos do Estado da Bahia, mas se permanecendo na carreira de procurador, mantendo assim a polêmica sobre sua nomeação.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024