Dólar desaba cerca de 2,5% e Ibovespa salta 6% nesta sexta, após nova fase da Lava Jato envolvendo Lula
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar desabava cerca de 2,5 por cento frente ao real na abertura dos negócios desta sexta-feira, após a Polícia Federal lançar nova fase da operação Lava Jato que tem como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Às 9:18, o dólar recuava 2,45 por cento, a 3,7092 reais na venda, após cair 5,03 por cento nas três sessões anteriores. A moeda norte-americana atingiu 3,6876 na mínima já neste pregão, com queda de 3 por cento e no menor patamar intradia desde 1º de setembro de 2015 (3,6192 reais)
O dólar futuro recuava 2,4 por cento.
Nesta manhã, o Banco Central fará mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em abril, que equivalem a 10,092 bilhões de dólares, com oferta de até 9,6 mil contratos.
(Por Bruno Federowski)
Ibovespa futuro salta 6% após nova fase da Lava Jato envolvendo Lula
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa futuro disparava cerca de 6 por cento nos primeiros negócios desta sexta-feira, com investidores reagindo à nova fase da operação Lava Jato envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de mandado de condução coercitiva.
Às 9:04, o contrato futuro do Ibovespa para abril subia 6,05 por cento, a 50.675 pontos.
Em nota a clientes com análise gráfica após o fechamento da véspera, a equipe do Itaú BBA disse que o Ibovespa à vista está agora testando um nível técnico muito importante em 47.250 pontos, que é a média móvel de 200 dias.
O rompimento dessa média tende a aumentar significativamente a possibilidade de o mercado fortalecer a sua tendência principal e sair da banda de oscilação em que vinha trabalhando, com chance de renovar máximas.
O Ibovespa subiu 5,12 por cento na véspera, em sua maior alta percentual diária desde outubro de 2009, com o agravamento da crise envolvendo o governo da presidente Dilma Rousseff sendo bem recebido pelos mercados financeiros.
(Por Paula Arend Laier)