Farsul: Taxa de câmbio mantém alta do IICP e IIPR

Publicado em 25/02/2016 10:40

Os Índices de Inflação de Custos de Produção (IICP) e de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) apresentaram forte alta em Janeiro.  A variação cambial foi a responsável pelo resultado que demonstra crescimento de 1,53% para o IICP e de 2,20% para o IIPR, conforme relatório divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul nesta quinta-feira, dia 25.

Com a baixa dos estoques, o aumento do IIPR está dentro do projetado. Como o mês de janeiro antecede a safra, é normal a alta e a tendência é de acomodação nos preços com a entrada da nova safra.  Os principais responsáveis pelo crescimento foram Milho (12%), Leite (5%), Boi Gordo (5%), Soja (2%) e Arroz e Trigo (1%). A única baixa veio pela queda de 8% no preço dos suínos.

Para o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, a preocupação está no IICP, o mês passado era para ser marcado pelo início da queda no preço dos insumos, principalmente fertilizantes, em um movimento de redução que se estende até maio. Porém, a variação cambial tem mantido a alta, “É normal que o IICP tenha queda a partir de agora, inclusive, no mercado internacional eles já caíram. No Brasil isso não aconteceu pela desvalorização do Real e dependerá do câmbio nos próximos meses”, explica Da Luz.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IIPR teve um aumento de 27,98% e o IICP 14,17%, resultados superiores ao do IPCA Alimentos (12,89%) e IPCA (10,71%), reforçando o descolamento entre o preço praticado no campo e o das prateleiras dos supermercados. Em Janeiro acontece a atualização dos coeficientes técnicos dos custos de produção, quando passa a se utilizar os dados da safra atual. Com isso, acontece a atualização da série anterior e a inflação medida para 2015 passa a ser de 11,52%

Confira o relatório completo do IICP e IIPR de janeiro/2016

Fonte: Farsul

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024