Dólar sobe 1,38% frente ao real após S&P rebaixar Brasil

Publicado em 18/02/2016 16:09

Por Bruno Federowski

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta frente ao real nesta quinta-feira, pressionado por preocupações com a situação fiscal do Brasil e por incertezas políticas, potencializadas pelo novo rebaixamento da nota do Brasil na véspera.

O dólar avançou 1,38 por cento, a 4,0490 reais na venda, após atingir 3,9743 reais na mínima da sessão e 4,0520 reais na máxima. A moeda norte-americana havia recuado quase 2 por cento na véspera.

"Consideráveis" desafios políticos e econômicos levaram a Standard & Poor's a rebaixar, no final da tarde passada, a nota de crédito do Brasil para "BB", de "BB+", e manter a perspectiva negativa.

A reação nos mercados na véspera foi limitada porque o país já era classificado como grau especulativo pela agência, mas alguns investidores usavam nesta sessão a notícia como gatilho para voltar a comprar dólares após a intensa queda vista na quarta-feira.

"O 'downgrade' veio muito perto do fim do pregão, o movimento de ontem foi muito instintivo. Agora, o mercado teve tempo de pensar e pode se ajustar enquanto avalia se o corte estava no preço", disse o operador da corretora B&T Marcos Trabbold.

O real vem sendo pressionado sobretudo por preocupações com as perspectivas fiscais do Brasil. Investidores temem que turbulências políticas levem o governo a afrouxar a austeridade que vem prometendo.

A moeda norte-americana ampliou os ganhos durante a tarde após a divulgação de dados sobre petróleo nos Estados Unidos. Mais cedo, o dólar havia recuado contra as principais moedas emergentes diante de expectativas de congelamento na produção da commodity.

"O cenário externo começou o dia bastante positivo, mas piorou à tarde, e o real seguiu esse embalo", disse o operador de uma corretora internacional.

Nesta manhã, o Banco Central promoveu mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em março, vendendo a oferta total de 11,9 mil contratos. Ao todo, a autoridade monetária já rolou 6,387 bilhões de dólares, ou cerca de 63 por cento do lote total, que equivale a 10,118 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024