Ações de Xangai têm melhor dia em 3 meses e meio, enquanto região estende recuperação

Publicado em 16/02/2016 07:12

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - As ações chinesas estenderam sua recuperação nesta terça-feira, fechando na máxima de três semanas, impulsionadas pelo salto dos preços do petróleo, da alta das ações europeias e da estabilização do iuan.

A ampliação da recuperação também foi vista no restante da região, beneficiada pela combinação da estabilização dos mercados chineses e dados sólidos do consumo nos Estados Unidos, além do petróleo, levando os investidores a buscarem barganhas após a forte desvalorização da semana passada.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 3,1 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 3,3 por cento, marcando seu melhor desempenho em três meses e meio.

A confiança dos consumidores também aumentava por conta dos comentários do primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, que acenou para novos estímulos se a economia desacelerar mais, e também por dados que mostraram uma alta recorde dos empréstimos em janeiro no país, o que levou o setor bancário para cima.

Às 8:08 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,93 por cento.

O índice Nikkei do Japão subiu 0,2 por cento um dia depois de disparar 7,2 por cento, recuperando parte do tombo de 11 por cento sofrido na semana passada --o maior desde 2008.

"É parcialmente uma reação após as quedas tão grandes da semana passada. Dados sólidos dos EUA também estão melhorando a confiança do investidor, já que eles estão contando com o crescimento dos EUA para liderar a economia global", disse o estrategista-chefe global do Daiwa Securities, Hirokazu Kabeya.

Os preços do petróleo subiam com as notícias de que altas autoridades dos principais produtores de petróleo --Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Catar-- encorajavam a especulação de um acordo eventual para atacar o grande excesso de oferta.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,20 por cento, a 16.054 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,08 por cento, a 19.122 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 3,32 por cento, a 2.837 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 3,07 por cento, a 3.037 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,40 por cento, a 1.888 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,80 por cento, a 8.212 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,41 por cento, a 2.644 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,37 por cento, a 4.910 pontos.

(Reportagem por Samuel Shen e Nathaniel Taplin em Xangai e Hideyuki Sano em Tóquio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024