Em artigo do Financial Times, economistas defendem dólar a R$ 5

Publicado em 09/02/2016 13:17

Um artigo do jornal britânico Financial Times destacou que, mesmo com a forte alta do dólar frente ao real, a moeda brasileira ainda está sobrevalorizada e deveria chegar ao patamar de 5 reais, segundo a avaliação de especialistas ouvidos pela publicação. Com o título de "Brasil real: quão baixo pode ir", a matéria foi publicada no site do jornal nesta segunda-feira.

O texto começa citando o discurso da presidente Dilma Rousseff ao Congresso, no qual ela defendeu a necessidade da aprovação da CPMF, o imposto do cheque. Após traçar o cenário de crise em que se encontra a economia brasileira - atrás apenas da Arábia Saudita -, com déficit fiscal, PIB negativo e inflação elevada, o texto discorreu sobre o valor real da moeda brasileira ante a divisa americana.

"A maioria de nós acha que, se fosse apenas baseado em fundamentos, o real deveria estar mais perto dos 5 reais e não dos 4 reais", disse ao jornal um banqueiro sênior de uma instituição estrangeira. O dólar fechou a última sexta-feira a 3,91 reais, com avanço de 0,41%. Em um ano, a moeda já registrou mais de 40% de alta. Para os especialistas ouvidos pelo FT, o real ainda se mantém em patamares elevados por causa das intervenções do Banco Central.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024