China define projeção de crescimento econômico em 2016 de 6,5% a 7%

Publicado em 03/02/2016 06:24

PEQUIM (Reuters) - A China definiu uma faixa de projeção de crescimento econômico para 2016 entre 6,5 e 7 por cento, afirmou nesta quarta-feira uma autoridade da principal agência de planejamento econômico do país.

Xu Shaoshi, presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, afirmou que permanecerão em 2016 as pressões sobre a segunda maior economia do mundo.

Ele acrescentou que o investimento na China está agora focado em reparar pontos fracos e fazer ajustes estruturais, incluindo infraestrutura em regiões central e ocidental do país, educação e saúde.

Xu disse ainda que o investimento em infraestrutura básica na China aumentou 15 por cento no ano passado.

(Reportagem de Sue-lin Wong)

PMI de serviços da China atinge máxima de 6 meses

PEQUIM (Reuters) - A atividade do setor de serviços da China expandiu no ritmo mais rápido em seis meses em janeiro, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, ajudando a compensar a fraqueza o setor industrial que tem pesado sobre a segunda maior economia do mundo.

O PMI do Caixin/Markit subiu para 52,4 em janeiro ante a mínima de 17 meses de 50,2 em dezembro. O aumento do índice foi o maior desde agosto de 2014.

Leitura acima de 50 indica expansão, enquanto abaixo disso aponta contração.

O subíndice de emprego avançou à taxa mais rápida em seis meses, para 51,8 ante 51,3 no mês anterior, enquanto o subíndice de novos negócios também avançou, indicando que os empregadores no setor de serviços criaram mais empregos para atender as necessidades.

O resiliente setor de serviços pode ajudar a compensar parte da pressão sobre uma economia em que a demanda fraca tanto doméstica quanto externa, e seu efeito sobre a indústria, está pesando sobre o crescimento.

(Reportagem de Winni Zhou e Nicholas Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024