Dólar sobe 0,68% com queda do petróleo, mas permanece abaixo de R$ 4

Publicado em 02/02/2016 17:03

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em alta nesta terça-feira, mas permaneceu abaixo de 4 reais, refletindo o ambiente de aversão a risco nos mercados globais diante de nova queda dos preços do petróleo.

O dólar avançou 0,68 por cento, a 3,9860 reais na venda, após fechar a sessão passada no menor nível neste ano. Nesta terça-feira, a moeda norte-americana atingiu 4,0221 reais na máxima e 3,9717 reais na mínima.

Após esboçarem uma recuperação na semana passada, os preços do petróleo voltaram a cair nesta semana conforme diminuíram as esperanças de um acordo para reduzir a produção global da commodity. A queda do óleo vem deprimindo o apetite por moedas relacionadas a commodities.

"O noticiário ainda se concentra na queda do petróleo, e o quadro segue mais desfavorável para ativos de risco", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes.

No cenário local, o mercado voltou a adotar cautela ao fim do recesso parlamentar e a retomada do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Dilma foi vaiada ao defender a volta da CPMF no Congresso Nacional.

A visita de representantes da agência de classificação de risco Moody's ao Brasil nesta terça-feira também atraiu atenções. A Moody's colocou em dezembro o grau de investimento brasileiro em revisão para rebaixamento, o que normalmente significa que uma ação pode ser tomada em um período de 90 dias.

"O noticiário local deve voltar a aquecer em breve. Não acho que haja espaço para o dólar se sustentar abaixo de 4 reais", disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado.

Nesta manhã, o Banco Central promoveu mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em março, vendendo a oferta total de 11,9 mil contratos. Ao todo, a autoridade monetária já rolou cerca de 11 por cento do lote total, que equivale a 10,118 bilhões de dólares.

(Por Bruno Federowski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024