Exportações de petróleo do Irã devem ter máxima em 2 anos, com alta de mais de 20% para jan-fev

Publicado em 29/01/2016 12:52

TÓQUIO (Reuters) - As exportações de petróleo do Irã deverão subir mais de 20 por cento em janeiro e fevereiro ante a média diária do ano passado, mostram dados de uma fonte com conhecimento da agenda de carregamentos do país, revelando como Teerã está elevando as vendas após a retirada das sanções.

Os dados são o primeiro sinal de uma retomada nos embarques de petróleo conforme o país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) começa a elevar a produção e limpar estoques que havia armazenado durante os últimos quatro anos de participação reduzida nos mercados mundiais.

O mercado está acompanhando de perto o ritmo do retorno do Irã depois da retirada das sanções contra o país neste mês, dado o excesso de oferta atual que derrubou os preços em 70 por cento desde meados de 2014.

Esperanças de que outros importantes produtores, como Arábia Saudita e Rússia, possam cooperar com a Opep para reduzir a produção elevaram os preços nesta semana.

As exportações da república islâmica em geral deverão totalizar cerca de 1,44 milhão de barris por dia em fevereiro e cerca de 1,5 milhão de bpd em janeiro, segundo dados da agenda preliminar de carregamento do Irã.

Esses níveis seriam mais de 20 por cento superiores à média diária de exportações ano passado, com os carregamentos neste mês no maior nível desde fevereiro de 2014.

O aumento dos carregamentos soma-se a um excedente de petróleo que analistas estimam em cerca de 1 milhão de bpd. Números oficiais, baseados na chegada do petróleo iraniano aos compradores, não estarão disponíveis até meados de fevereiro, para os dados de janeiro, e até meados de março, para os dados de fevereiro.

(Por Osamu Tsukimori e Aaron Sheldrick; reportagem adicional de Nidhi Verma em Nova Délhi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024