Preços do petróleo devem ficar perto de US40/barril em 2016, aponta pesquisa

Publicado em 29/01/2016 10:34

(Reuters) - Os preços do petróleo deverão ficar em uma média de pouco mais de 40 dólares em 2016, apontou uma pesquisa da Reuters nesta sexta-feira, na maior redução mensal de previsões em um ano, com a entrada de petróleo iraniano no mercado afetando um mercado já saturado.

O levantamento, que ouviu 29 economistas e analistas, projetou o Brent <LCOc1> em uma média de 42,5 dólares por barril, queda de 10 dólares ante a pesquisa do mês passado.

Esta foi a maior queda mensal na previsão nas pesquisas desde janeiro do ano passado e a oitava redução consecutiva no levantamento.

O Brent, que ficou na média de 54 dólares por barril em 2015, já perdeu quase 9 por cento de valor em janeiro, despencando ante a máxima de 115 dólares registrada em junho de 2014.

"A questão mais imediata para o mercado será quanto petróleo o Irã conseguirá trazer para o mercado... Uma diferença significativa na produção do Irã, para mais ou para menos, deverá ter um impacto nos preços", disse o analista de commodities da Capital Economics Thomas Pugh.

A pesquisa projetou o petróleo norte-americano, conhecido como WTI <CLc1>, em uma média de 41 dólares por barril este ano, ante cerca de 49 dólares em 2015.

* Veja detalhes em <OILPOLL>

(Por Kevin Jose)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024