Brasil tem maior queda em ranking global de corrupção, diz Transparência Internacional

Publicado em 27/01/2016 06:51

BERLIM (Reuters) - O Brasil sofreu no ano passado a piora mais aguda na percepção pública da corrupção, disse o organismo de vigilância Transparência Internacional (TI) em relatório anual publicado nesta quarta-feira, que mostrou que o abuso de poder segue sendo generalizado em nível mundial.

O relatório da TI mede a percepção de corrupção e não os níveis reais devido ao sigilo envolvido nos negócios corruptos.

O Brasil caiu para o 76º lugar entre 168 países, recuando sete posições em relação a 2014. O país está sendo sacudido pelo grande escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras e outras empresas e órgãos públicos, empreiteiras e partidos e políticos, que já levou à prisão vários ex-executivos da petroleira e de empreiteiras, além de políticos.

Outros países que pioraram de posição no ano passado foram a Líbia, Austrália, Espanha e Turquia, que viu uma das quedas mais agudas em 2014 quando um escândalo de corrupção atingiu o partido governista AK.

Dois terços dos 168 países avaliados tiveram uma classificação abaixo da marca de 50 na escala da TI, onde 100 representa o melhor nível e zero a maior percepção de corrupção.

(Reportagem de Tina Bellon)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024