Conta de luz deve cair a partir de fevereiro, diz Aneel

Publicado em 27/01/2016 06:24

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira novas regras para as bandeiras tarifárias que devem reduzir o preço da conta de luz a partir de fevereiro. A Aneel criou um novo - e mais barato - patamar para a bandeira vermelha, que vem sendo paga pelos consumidores brasileiros desde janeiro do ano passado. Os novos valores, mais baixos em relação aos atuais, passam a vigorar em fevereiro.

O patamar 1 da bandeira vermelha aprovado nesta terça será de 3 reais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. O patamar 2 da bandeira vermelha, mais caro, vai continuar em 4,50 reais para cada 100 kWh. O valor da bandeira amarela vai cair de 2,50 reais para 1,50 real para cada 100 kWh.

As bandeiras tarifárias coloridas - verde, amarela e vermelha - foram criadas como uma maneira de informar ao consumidor os custos que são repassados para a conta de luz com o acionamento de usinas termelétricas, que geram uma energia mais cara e são ligadas quando as hidrelétricas produzem menos por causa do baixo nível de seus reservatórios.

Leia a notícia na íntegra no site Veja.com

Fonte: Veja.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024