Centro-Sul começa plantio de milho 2ª safra na próxima sexta-feira

Publicado em 14/01/2016 08:44

A partir desta sexta-feira (15.01), começa o plantio da segunda safra de milho da temporada 2015/2016 no Centro-Sul. Agricultores do Paraná, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, do Distrito Federal), de São Paulo e Minas Gerais vão plantar o cereal até março. Hoje, a segunda safra responde pela maior parte da colheita total do grão (1º e 2º ciclos). No período 2014/2015, ela representou 64,5% da produção de 84,67 milhões de toneladas.

Conhecida anos atrás como safrinha, a segunda safra de milho passou a se destacar mais na agricultura brasileira a partir do ciclo 2011/12. Naquela temporada, a colheita do cereal plantado fora do período tradicional do calendário agrícola ultrapassou pela primeira vez o volume da produção do milho primeira safra. Desde então, não parou mais de crescer.

O Centro-Sul – formado pelos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste – é o maior produtor brasileiro de milho segunda safra. Na temporada passada, colheu 51,5 milhões de toneladas, o que representou 94% das 54,6 milhões de toneladas da produção nacional do grão no segundo ciclo.
 
A região destinou a maior área do país para o plantio milho segunda safra em 2014/2015. Foram 8,66 milhões de hectares, de um total nacional de 9,55 milhões de hectares. Ou seja, os estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste ocuparam 91% das terras cultivadas com o cereal.

Norte e Nordeste
O milho segunda safra também é cultivado no Norte e no Nordeste. Em Tocantins e Rondônia, o plantio se inicia em fevereiro.  No Maranhão e no Piauí, a semeadura começa em março. Em abril, será a vez dos agricultores de Alagoas, do nordeste da Bahia e de Sergipe plantar do cereal.
 
De acordo com o gerente da Área de Levantamento e Avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cleverton Santana, se acompanhar a tendência dos últimos quatros anos, a segunda safra novamente responderá pela maior parte da produção total de milho em 2015/2016.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024