S&P reduz projeção de preço do petróleo e alerta para rebaixamento de empresas

Publicado em 13/01/2016 15:01

LONDRES (Reuters) - A agência de classificação de risco Standard and Poor's reduziu suas estimativas de preço de petróleo e gás e alertou que pode rebaixar empresas dos dois setores nos próximos dois meses.

Em relatório publicado na terça-feira, a S&P disse que reduziu suas estimativas para o Brent e o petróleo nos EUA em 2016 para 40 dólares por barril, ante projeções anteriores de 55 e 50 dólares por barril, respectivamente.

A agência também reduziu a estimativa para 2017 para 45 dólares por barril, ante 65 e 60 dólares por barril respectivamente. Para 2018 e além disso, a projeção foi para 50 dólares por barril, ante 70 e 65 dólares por barril.

Os preços de referência do gás Henry Hub também foram reduzidos, para 3 dólares por milhão de unidades térmicas britânicas (BTU, na sigla em inglês) este ano; para 2017, a projeção é de 3,25 dólares por BTU e, em 2018, de 3,5 dólares por BTU.

"Esperamos concluir nossas revisões para os emissores de exploração e produção (E&P) que classificamos, sob estas novas avaliações, dentro do próximo mês ou no seguinte", disse a S&P.

A agência afirmou ainda que "dadas as significativas diferenças" nos preços, principalmente nos de longo prazo, deve haver redução na avaliação de muitos emissores que hoje possuem grau de investimento.

O relatório não mencionou nenhuma mudança em ratings soberanos como resultado da queda de preços do petróleo.

(Por Marc Jones)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024