S&P reduz projeção de preço do petróleo e alerta para rebaixamento de empresas

Publicado em 13/01/2016 15:01

LONDRES (Reuters) - A agência de classificação de risco Standard and Poor's reduziu suas estimativas de preço de petróleo e gás e alertou que pode rebaixar empresas dos dois setores nos próximos dois meses.

Em relatório publicado na terça-feira, a S&P disse que reduziu suas estimativas para o Brent e o petróleo nos EUA em 2016 para 40 dólares por barril, ante projeções anteriores de 55 e 50 dólares por barril, respectivamente.

A agência também reduziu a estimativa para 2017 para 45 dólares por barril, ante 65 e 60 dólares por barril respectivamente. Para 2018 e além disso, a projeção foi para 50 dólares por barril, ante 70 e 65 dólares por barril.

Os preços de referência do gás Henry Hub também foram reduzidos, para 3 dólares por milhão de unidades térmicas britânicas (BTU, na sigla em inglês) este ano; para 2017, a projeção é de 3,25 dólares por BTU e, em 2018, de 3,5 dólares por BTU.

"Esperamos concluir nossas revisões para os emissores de exploração e produção (E&P) que classificamos, sob estas novas avaliações, dentro do próximo mês ou no seguinte", disse a S&P.

A agência afirmou ainda que "dadas as significativas diferenças" nos preços, principalmente nos de longo prazo, deve haver redução na avaliação de muitos emissores que hoje possuem grau de investimento.

O relatório não mencionou nenhuma mudança em ratings soberanos como resultado da queda de preços do petróleo.

(Por Marc Jones)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA
undefined