China pode substituir autoridade para combater desaceleração e turbulências do mercado

Publicado em 13/01/2016 13:43

Por Benjamin Kang Lim e Kevin Yao

PEQUIM (Reuters) - Pequim está próxima de nomear o prefeito da metrópole de crescimento mais acelerado da China como o braço-direito do primeiro-ministro, Li Keqiang, para ajudar a combater a desaceleração econômica e a turbulência do mercado, um movimento dramático que destaca a preocupação do governo com a estabilidade financeira.

A planejada mudança de pessoal numa posição próxima do pináculo do poder na China vem após renovadas turbulências nos mercados acionários e cambiais este ano que espalharam novas preocupações sobre se os reguladores estão a altura do trabalho de manter a ordem.

Prefeito desde 2010 da metrópole ao sudoeste do país Chongqing, Huang Qifan, de 63 anos, é cotado para substituir Yang Jing, de 62 anos, como secretário-geral do Conselho de Estado, ou gabinete, disseram à Reuters duas fontes com laços com a liderança e duas fontes do setor financeiro.

"Huang Qifan fez um excelente trabalho em Chongqing", disse uma das fontes com laços com a liderança. "Esperemos que sua indicação possa melhorar a confiança dos investidores e estabilizar o mercado financeiro."

Com o desafio imediato de reduzir a volatilidade do mercado, o governo também encara uma batalha dura para alcançar a média anual de crescimento econômico de ao menos 6,5 por cento entre 2016 e 2020.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024