Ações chinesas sobem após suspensão de mecanismo de "circuit breaker"

Publicado em 08/01/2016 06:37

Por Lu Jianxin e Pete Sweeney

XANGAI (Reuters) - Os principais índices acionários da China recuperaram algum terreno nesta sexta-feira após Pequim suspender o mecanismo de "circuit breaker" que paralisou as operações duas vezes nesta semana, sendo considerado culpado pela exacerbação das vendas generalizadas do mercado que deveria limitar.

Com o "circuit breaker" do mercado acionário desativado na quinta-feira, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,04 por cento, para 3.361 pontos. O índice de Xangai teve alta 1,98 por cento, para 3.186 pontos.

O banco central da China também elevou a taxa referencial do iuan pela primeira vez em nove dias de operações, após permitir que a moeda tivesse sua maior queda em cinco meses na quinta-feira, tendo repercussões nas moedas regionais e nos mercados acionários globais uma vez que os investidores temiam que isso fosse levar a desvalorizações competitivas.

Os mercados chineses têm tido um início de 2016 turbulento, afetados pelas determinações do banco central de enfraquecer o iuan contra o dólar, dois dias de suspensão das operações acionárias, pesquisas fracas dos setores de indústria e serviços, e preocupações sobre uma ameaçadora venda de ações por acionistas principais quando a proibição para tais vendas acabasse.

O CSI300 perdeu cerca de 12 por cento nos primeiros quatro dias de operações de 2016, devolvendo todos os ganhos feitos em 2015.

"O mercado voltou ao normal", disse o analista do Kaiyuan Securities Tian Weidong. "Os investidores podem comprar e vender como quiserem. Com o mecanismo de 'circuito breaker', o mercado estava sufocado."

(Reportagem adicional de Kevin Yao, Lisa Jucca, Kim Coghill e Samuel Shen)

BC chinês fortalece taxa referencial do iuan pela 1ª vez em 9 dias

XANGAI (Reuters) - O iuan se firmava nesta sexta-feira depois que o banco central fortaleceu sua taxa referencial pela primeira vez em nove dias úteis.

A China permitiu que o iuan sofresse a maior queda em cinco meses na quinta-feira, pressionando moedas regionais e provocando baixas nos mercados globais uma vez que investidores temem que isso vá provocar desvalorizações competitivas.

O BC chinês determinou a taxa referencial em 6,5636 por dólar antes da abertura do mercado, contra 6,5646 por dólar determinado antes e fechamento de 6,5929 por dólar no dia anterior.

(Reportagem de Pete Sweeney)

Ações asiáticas sobem após China suspender "circuit breaker" e fortalecer iuan

Por Nichola Saminather e Hideyuki Sano

CINGAPURA/TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas se recuperaram nesta sexta-feira, lideradas pelos fortes ganhos das ações chinesas após a China suspender o sistema de "circuit breaker" do mercado e definir a taxa referencial do iuan mais alta pela primeira vez em nove dias.

A China anunciou na quinta-feira que suspendeu seu novo "circuit breaker" do mercado acionário, adotado apenas na segunda-feira, já que o sistema falhou em reduzir a volatilidade do mercado, com alguns players do mercado, inclusive, dizendo que ele teve efeito contrário.

O índice CSI300 das principais ações de Xangai e Shenzhen, subiu 2,04 por cento e o índice de Xangai teve ganho de 1,98 por cento.

Os ganhos das ações chinesas sustentaram o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, que às 7h58 (horário de Brasília) tinha alta de 0,34 por cento, devolvendo perdas vistas mais cedo na sessão.

O banco central chinês também ajudou a acalmar os mercados ao definir a taxa referencial do iuan mais alta contra o dólar.

A definição desta sexta feira do banco central é "um sinal de que não pretende continuar permitindo que o iuan caia", disse o estrategista de mercado global Yoshinori Shigemi do JPMorgan Asset Management.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,39 por cento, a 17.697 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,59 por cento, a 20.453 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,98 por cento, a 3.186 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 2,04 por cento, a 3.361 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,7 por cento, a 1.917 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,53 por cento, a 7.893 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,78 por cento, a 2.751 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,39 por cento, a 4.990 pontos.

(Reportagem adicional de Ayai Tomisawa, Tomo Uetake e Wayne Cole)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024