Ações asiáticas sobem com estabilização dos preços do petróleo

Publicado em 29/12/2015 07:41

Por Lisa Twaronite e Shinichi Saoshiro

TÓQUIO (Reuters) - Os mercados asiáticos encerraram as operações desta terça-feira em território positivo, revertendo perdas de mais cedo com a alta das ações chinesas um dia depois de terem a maior queda em um mês e com os preços do petróleo recuperando parte do terreno perdido.

Às 7h44 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,13 por cento. Mas o índice continuava a caminho de ter desvalorização de cerca de 12 por cento em 2015, ano em que chegou a registrar a máxima de mais de sete anos em abril.

"Os mercados asiáticos têm passado por alto a oscilação do preço do petróleo e os dados de ontem da China para tentar seguir em frente", disse o analista de mercado do IG Angus Nicholson.

O índice de blue-chip da China CSI300 subiu 0,92 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,85 por cento, depois do banco central do país prometer crescimento razoável do crédito e manter o iuan estável.

Ambos os índices chineses caíram mais de 2 por cento na sessão anterior com dados fracos do lucro da indústria e com a aproximação de uma reforma sobre como as companhias serão listadas.

Os futuros do petróleo se estabilizaram após tanto o Brent quanto os futuros nos EUA caírem mais de 3 por cento na segunda-feira.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,58 por cento, a 18.982 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,36 por cento, a 21.999 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,85 por cento, a 3.563 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,92 por cento, a 3.761 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,11 por cento, a 1.966 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,77 por cento, a 8.293 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,45 por cento, a 2.888 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,15 por cento, a 5.267 pontos.

(Reportagem adicional de A. Ananthalakshmi em Cingapura)

Ações chinesas sobem após BC prometer política monetária "flexível"

XANGAI (Reuters) - As ações chinesas se estabilizaram e subiram nesta terça-feira após caírem mais de 2 por cento na sessão anterior, uma vez que o banco central prometeu manter o crescimento razoável do crédito e manter o iuan estável.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,92 por cento, para 3.761 pontos. O índice de Xangai avançou 0,85 por cento, para 3.563 pontos.

Mas o volume de negócios em Xangai encolheu para uma mínima de três meses, refletindo a diminuição da atividade no fim do ano.

Os investidores encontraram conforto o comunicado do banco central da China dizendo que vai usar " de forma flexível" várias ferramentas de políticas para manter a liquidez apropriada.

(Reportagem de Samuel Shen e Nathaniel Taplin)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024