Comissão da Câmara adia decisão sobre recurso em processo contra Cunha no Conselho de Ética

Publicado em 22/12/2015 14:10

BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou, por falta de quórum, a análise que ocorreria nesta terça-feira do recurso contra a decisão do Conselho de Ética da Casa de dar prosseguimento ao processo que pede a cassação do mandato do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Apenas 13 deputados marcaram presença na CCJ, o que acabou derrubando a sessão, já que seriam necessários 34 parlamentares para que a votação acontecesse.

Mais cedo, o relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), já havia dito que a sessão não deveria ocorrer nesta terça, seja por falta de quórum ou por um pedido de vista.

Como o recesso parlamentar começa na quarta-feira, há poucos deputados na Câmara nesta terça.

A decisão sobre o recurso fica agora para fevereiro do ano que vem, após o recesso.

O recurso que estava pautado para esta terça é o do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que tem como objetivo cancelar a votação do relatório preliminar de Marcos Rogério, que foi favorável ao seguimento do processo. O argumento usado por Marun é o de que o Conselho desrespeitou o regimento ao negar a possibilidade de pedido de vista ao parecer de Rogério.

Além deste recurso, o próprio Cunha apresentou na segunda-feira um novo pedido à CCJ, segundo Rogério, solicitando também a nulidade do sorteio que levou à escolha do novo relator do processo.

Antes de Rogério, o tema estava sendo relatado pelo deputado Fausto Pinato (PRB-SP), que acabou tendo de ser trocado por determinação da Mesa Diretora da Câmara, a pedido de aliados de Cunha.

Cunha, que está rompido com o governo, é acusado de quebra de decoro parlamentar, pois teria mentido à CPI da Petrobras ao negar possuir contas bancárias no exterior.

Documentos dos Ministérios Públicos do Brasil e da Suíça apontaram a existência de contas nos nomes de Cunha e de familiares no país europeu.

O presidente da Câmara nega as irregularidades.

(Reportagem de Leonardo Goy)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024