Índices chineses sobem com alta de ações de tecnologia
XANGAI (Reuters) - O índice chinês de empresas de tecnologia ChiNext teve alta de quase 3 por cento nesta quarta-feira para uma máxima de 4 meses, impulsionando o mercado como um todo, que no início da sessão vinha sendo pressionado por setores cíclicos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,74 por cento, para 3.781 pontos. O índice de Xangai teve alta de 0,88 por cento, a 3.647 pontos.
Investidores, encorajados por uma série de políticas governamentais para promover a inovação e o empreendedorismo, colocaram dinheiro nas ações de tecnologia, enquanto davam pouca atenção às tensões geopolíticas após a Turquia abater um caça de combate russo.
"Apesar da recente alta da volatilidade, a tendência geral do mercado ainda é positiva", disse o estrategista da Kaiyuan Securities Yang Hai. "O governo provavelmente vai manter a política monetária frouxa para assegurar uma reestruturação econômica suave."
(Por Samuel Shen e Pete Sweeney)
Ações asiáticas caem com tensões geopolíticas impondo cautela
Por Shinichi Saoshiro
TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas recuaram nesta quarta-feira com as tensões geopolíticas deflagradas após a Turquia abater um caça de combate russo.
Às 7h51 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha variação negativa de 0,03 por cento. As ações em Hong Kong, Austrália e Coreia do Sul caíram. O índice Nikkei do Japão também teve baixa, de 0,4 por cento.
Agravando o nervosismo do investidor após os ataques em Paris há duas semanas, a Turquia abateu uma aeronave russa perto da fronteira com a Síria na terça-feira, dizendo que o jato havia violado seu espaço aéreo.
Foi um dos mais sérios incidentes conhecidos entre um membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a Rússia em meio século.
"O impacto individual sobre o mercado de eventos como os ataques em Paris e a segurança intensificada em Bruxelas pode ser pequeno, mas também há incerteza que está preocupando os investidores", disse o chefe do departamento de informação de mercado e investimento do Amundi Japan, Masaru Hamasaki. "O mercado não gosta de incerteza", completou.
Ainda assim, alguns mercados da região conseguiram se sustentar, apesar do pano de fundo tenso ter mantido compradores cautelosos. As ações de Xangai subiram 0,88 por cento.
(Reportagem adicional por Ayai Tomisawa e Hideyuki Sano)