Mercados asiáticos encerram sessão sem direção comum com feriado no Japão
Por Wayne Cole
SYDNEY (Reuters) - Os mercados asiáticos encerraram a sessão desta segunda-feira sem direção comum, com as negociações afetadas por um feriado no Japão.
Às 7h43 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão recuava 0,35 por cento. O índice sul-coreano teve alta de 0,7 por cento enquanto o australiano subiu 0,4 por cento.
"Curiosamente os mercados estão tratando as perspectivas de divergência de política monetária muito bem", disse o economista sênior do Australia and New Zealand Bank Jo Masters.
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, deu na semana passada a indicação mais forte até o momento de que o BCE vai adotar novas medidas de estímulos em sua reunião de 3 de dezembro.
O contraste com o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, não poderia ser maior, já que este está destinado a elevar a taxa de juros em dezembro pela primeira vez em uma década.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei não teve operações devido a um feriado.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,39 por cento, a 22.665 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,54 por cento, a 3.610 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,56 por cento, a 3.753 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,70 por cento, a 2.003 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,24 por cento, a 8.485 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,49 por cento, a 2.903 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,39 por cento, a 5.276 pontos.
Ações chinesas recuam, setor de telecomunicações pesa sobre índices
XANGAI (Reuters) - As ações chinesas tiveram baixas nesta segunda-feira, com o setor de telecomunicações liderando as perdas e os investidores permanecendo cautelosos antes de uma nova onda de listagens.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 0,56 por cento, para 3.753 pontos. O índice de Xangai recuou 0,54 por cento, para 3.610 pontos.
Dez companhias chinesas publicaram prospectos nesta segunda-feira indicando que elas vão, combinadas, levantar 3 bilhões de iuanes (469,7 milhões de dólares) através da venda de ações, no momento em que a China retoma as ofertas públicas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês), suspensas durante as fortes perdas do mercado neste ano.
Ainda que as IPOs sejam esperadas já há algum tempo, enquanto a quantidade total de captação de fundos parece relativamente pequena, o desempenho desta sessão ressaltou a cautela dos investidores após a forte alta do mercado em setembro.
(Por Samuel Shen e Pete Sweeney)