Índices chineses caem apesar de alta em ações do setor imobiliário
XANGAI (Reuters) - As ações chinesas caíram por volta de 1 por cento nesta quarta-feira uma vez que a alta nas ações do setor imobiliário na sequência de dados encorajadores de preços de moradias foi ofuscada pelos recuos em outros setores com investidores realizando lucros.
O índice CSI300 <.CSI300>, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 1,14 por cento, para 3.715 pontos. O índice de Xangai <.SSEC> recuou 0,97 por cento, para 3.569 pontos.
O mercado já se recuperou mais de 25 por cento da mínima atingida neste ano, mas as pressões de venda estão aumentando na expectativa de que a China vai retomar em breve as ofertas iniciais públicas de ações, e muitos investidores continuam preocupados com a saúde da economia.
Os preços de moradias na China subiram 0,1 por cento em outubro em comparação ao ano anterior, o primeiro aumento mensal em 14 meses, provocando interesse no setor e impulsionando o índice do setor imobiliário do CSI300 <.CSI300REI> em 3,5 por cento.
(Por Samuel Shen e Pete Sweeney)
Ações asiáticas caem com menor apetite por risco por temores na Europa
Por Hideyuki Sano e Lisa Twaronite
TÓQUIO (Reuters) - As ações asiáticas caíram nesta quarta-feira com outra ameaça de bomba na Europa e um tiroteio na capital francesa prejudicando o apetite por risco.
Às 7h43 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão <.MIAPJ0000PUS> caía 0,3 por cento.
"A alta dos mercados acionários norte-americanos que se seguiu à forte liderança dos mercados europeus nesta semana teve sua trajetória totalmente interrompida na última noite, com notícias de uma ameaça de múltiplas bombas em Hannover, que resultou no cancelamento do jogo entre Alemanha e Holanda", disse em uma nota a clientes Michael Hewson do CMC Markets.
Depois, tiros e explosões atingiram a área de Saint Denis, subúrbio de Paris, no início desta quarta-feira, quando a polícia francesa cercou um apartamento onde estaria um militante islâmico belga, que supostamente arquitetou os ataques de sexta-feira na capital francesa. [nL1N13D0GQ]
As ações chinesas <.SSEC> caíram 0,97 por cento, apesar de dados dos preços de moradia na China mostrarem um aumento pela primeira vez em mais de um ano em outubro na base anual. Isso sinaliza estabilização no mercado imobiliário, que pode ajudar a reanimar a economia.[nL1N13D0GN]
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei <.N225> avançou 0,09 por cento, a 19.649 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG <.HSI> caiu 0,34 por cento, a 22.188 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC <.SSEC> perdeu 0,97 por cento, a 3.569 pontos.
. O índice CSI300 <.CSI300>, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,14 por cento, a 3.715 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI <.KS11> teve desvalorização de 0,04 por cento, a 1.962 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX <.TWII> registrou baixa de 0,94 por cento, a 8.340 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES <.STI> desvalorizou-se 1,05 por cento, a 2.886 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 <.AXJO> avançou 0,29 por cento, a 5.133 pontos.
Presidente da China diz que economia do país é resiliente e há espaço para manobra
MANILA (Reuters) - O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira que os fundamentos da economia da China continuam positivos, a economia está se mostrando resiliente às dores do aprofundamento das reformas e há amplo espaço para conter as pressões de baixa.
Xi também afirmou em reunião dos líderes da Ásia-Pacífico em Manila, nas Filipinas, que a economia mundial sofre com as incertezas com o crescimento continuando a ficar abaixo das expectativas.
(Reportagem de Megha Rajagopalan)