Premiê da China diz que há "muito espaço" para consumo do país crescer

Publicado em 02/11/2015 06:11

SEUL (Reuters) - A China está firmemente comprometida com a reestruturação e as reformas, e o consumo tem "muito espaço" para crescer, afirmou o primeiro-ministro, Li Keqiang, neste domingo, descartando as preocupações de que a economia corre o risco de um pouso forçado.

A segunda maior economia do mundo continua a crescer a quase 7 por cento, disse Li a um grupo de líderes empresariais na Coreia do Sul, que conta com a China como seu maior mercado de exportação.

"A economia chinesa manterá um nível de médio a alto de crescimento por algum tempo no futuro", disse Li, de acordo com declarações divulgadas pela Câmara de Comércio e Índústria coreana, um dos grupos que recebeu o premiê.

"Vamos buscar firmemente reestruturação e reformas. Pode haver flutuações nos indicadores econômicos, mas não haverá grandes flutuações."

"Acreditamos que o consumo chinês está na metade (de sua capacidade). Ainda há muito espaço."

(Reportagem de Jack Kim)

Potencial da demanda doméstica da China é grande, diz premiê

PEQUIM (Reuters) - O potencial da demanda doméstica da China é tão grande como nunca, apesar da desaceleração do crescimento e do difícil processo de transformação econômica, afirmou o primeiro-ministro, Li Keqiang, de acordo com comunicado no site do Ministério das Relações Exteriores chinês neste sábado.

As declarações de Li foram feitas na sexta-feira, durante um fórum com a chanceler alemã, Angela Merkel, segundo o comunicado.

"A China ainda é um dos destinos mais atrativos do mundo para investimentos", disse Li.

A economia da China deve registrar o crescimento mais fraco em 25 anos. Entretanto, dados oficiais mostram que as vendas no varejo este ano continuaram a subir mais de 10 por cento na base mensal, e setores como entretenimento estão expandindo com rapidez.

Em reunião separada no sábado, Li enfatizou que a China tem que melhorar e inovar em sua abordagem na direção de um controle macroeconômico, buscando crescimento "de qualidade", informou a agência de notícias estatal Xinhua.

(Reportagem de Paul Carsten)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined