Ações chinesas fecham em alta após presidente Xi descartar pouso forçado

Publicado em 23/10/2015 06:35

XANGAI (Reuters) - As ações chinesas subiram mais de 1 por cento nesta sexta-feira após o presidente do país, Xi Jinping, dizer que a economia não vai sofrer um pouso forçado, e com os dados de preços da moradia sugerindo uma leve recuperação nos mercado imobiliário.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,33 por cento, para 3.571 pontos. O índice de Xangai avançou 1,32 por cento, para 3.413 pontos.

Ambos os índices subiram pela terceira semana seguida, com o CSI300 acumulando alta de 1,1 por cento e o SSEC 0,6 por cento.

Xi disse na quarta-feira durante uma visita de Estado à Grã-Bretanha que a China vai evitar uma desaceleração mais aguda, embora reconhecesse a existência de pressões negativas na segunda maior economia do mundo.

Dados dos preços da moradia divulgados nesta sexta-feira mostraram uma alta pelo quinto mês seguido em setembro, sugerindo uma recuperação suave no mercado imobiliário que vai aliviar um pouco a pressão sobre a economia.

(Por Ruby Lian, Samuel Shen e Kazunori Takada)

Índices asiáticos sobem após BCE sinalizar mais estímulos

Por Lisa Twaronite e Nichola Saminather

TÓQUIO/CINGAPURA (Reuters) - As ações asiáticas subiram nesta sexta-feira após o Banco Central Europeu (BCE) sinalizar que está pronto para injetar mais estímulos na economia.

Às 7h38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão <.MIAPJ0000PUS> avançava 1,54 por cento, caminhando para fechar a semana com alta de por volta de 1 por cento.

O índice Nikkei <.N225> do Japão fechou com alta de 2,11 por cento, terminando a semana com ganhos de 2,9 por cento. Já o índice de Xangai <.SSEC> avançou 1,3 por cento nesta sexta-feira e fechou a semana com valorização de 0,6 por cento.

"Os investidores e operadores estão comprando a ideia de esperar por ação do banco central do Japão e do BCE", disse Ben Le Brun, analista de mercado na provedora de plataforma de operações optionsXpress.

Após o BCE deixar inalterada sua política monetária na reunião de quinta-feira, como era esperado, o presidente do banco, Mario Draghi, disse que as autoridades do BCE estão "abertas a todo um menu de política monetária" para impulsionar a economia da zona do euro o quanto for necessário. [nL1N12M12C]

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei <.N225> avançou 2,11 por cento, a 18.825 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG <.HSI> subiu 1,34 por cento, a 23.151 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC <.SSEC> ganhou 1,32 por cento, a 3.413 pontos.

. O índice CSI300 <.CSI300>, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,33 por cento, a 3.571 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI <.KS11> teve valorização de 0,86 por cento, a 2.040 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX <.TWII> registrou alta de 0,76 por cento, a 8.673 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES <.STI> valorizou-se 1,00 por cento, a 3.068 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 <.AXJO> avançou 1,67 por cento, a 5.351 pontos.

(Reportagem adicional por Hideyuki Sano em Tóquio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BCE deve ser prudente com cortes nos juros devido à incerteza alta, dizem autoridades
Ministério da Economia da Alemanha alerta que incerteza em 2025 pesará sobre recuperação econômica
Minério de ferro sobe com dados sólidos da China, mas temor sobre tarifas limita ganhos
Presidente do BC do Japão sinaliza chance de aumento dos juros na próxima semana
Queda na inflação do Reino Unido dá alívio a ministra após liquidação no mercado
Economia da Alemanha registra contração de 0,2% em 2024
undefined