"Manual do populismo consiste em dividir a população com ódio", diz jovem guatemalteca que combate o sistema

Publicado em 22/10/2015 09:34

O vídeo abaixo traz o discurso de Gloria Álvarez, uma jovem estudante de Ciências Sociais da Guatemala, no Parlamento Estudantil Ibero Americano, em Zaragoza, descontruindo o populismo. 

Em entrevista à Veja, em maio, Gloria disse quem, sem o populismo, Dilma e Lula não teriam sido eleitos, e que esse sistema é o mal que deve ser combatido na América Latina. "O manual do populismo consiste em dividir a população com ódio, entre ricos e pobres."

Veja a íntegra do pronunciamento:

 

TVeja: Conheça Gloria Álvarez, a jovem da Guatemala que explodiu na internet criticando o populismo e a demagogia

Na coluna de Ricardo Setti, no site da Veja

A jovem que explodiu no YouTube com seu discurso contra o populismo num evento de dirigentes estudantis em Zaragoza, na Espanha, está no Brasil e concedeu entrevista a TVEJA.

Gloria Álvarez se tornou um símbolo da oposição ao populismo, a regimes autoritários que passam por cima das instituições para, por meio de “benefícios” aos mais pobres, conquistar seu apoio, embora fujam de eleições democráticas.

Na entrevista, ela diz a Joice Hasselmann que governos bolivarianos e petistas funcionam da mesma forma — e que programas sociais como o Bolsa Família são estratégias para manter uma massa dependente de benesses do poder público.

Com vídeos campeões de visualização nas redes sociais por falarem de política de forma simples e contundente, Gloria, que atualmente faz um tour pela América Latina a convite de diferentes entidades, conta um pouco de sua história na primeira parte da entrevista com Joice Hasselmann.

Clique AQUI e assista a primeira entrevista de Gloria Álvarez na TVeja. 

Sem populismo Dilma e Lula não se elegeriam, diz Gloria Álvarez

A guatemalteca que apresenta o populismo como o mal a ser combatido na América Latina é taxativa ao classificar as estratégias usadas por governantes para subjulgar o povo. "O manual do populismo consiste em dividir a população com ódio, entre ricos e pobres.", exatamente como aconteceu na última campanha com a tentativa do PT de dividir o país. Gloria afirma também que o populismo vive uma relação de simbiose com a corrupção e que uma das estratégias para se manter no poder é calar a imprensa. Assista a segunda parte da entrevista exclusiva a TVEJA, com Joice Hasselmann no 'Direto ao Ponto'.

Clique AQUI e assista a segunda entrevista de Gloria Álvarez na TVeja.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined