Ações chinesas ficam estáveis após realização de lucros reverter ganhos com dados do PIB

Publicado em 19/10/2015 06:34

XANGAI (Reuters) - As ações chinesas terminaram praticamente estáveis nesta segunda-feira com a realização de lucros revertendo os ganhos de mais cedo devido aos dados do crescimento do terceiro trimestre, que mostraram desaceleração econômica gradual mas sem sinais de um pouso forçado.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen terminou estável, ficando em 3.534 pontos. O índice de Xangai caiu 0,11 por cento, para 3.387 pontos.

No terceiro trimestre o crescimento da China desacelerou para 6,9 por cento, um pouco melhor do que o esperado mas ainda o ritmo mais fraco desde a crise financeira global, reforçando as visões de que as autoridades do país vão adotar mais medidas de estímulo.

Nenhum pânico foi visto entre os investidores chineses já que a desaceleração havia sido precificada há tempos, disseram analistas.

Operadores disseram que a realização de lucros desta segunda-feira foi natural após os principais índices saltarem quase 6 por cento na semana passada, em meio a sinais de que alguns investidores voltaram ao mercado após a queda brusca de 40 por cento.

(Por Samuel Shen e Pete Sweeney)

Ações asiáticas permanecem perto de máxima de 2 meses com dados da China

 

Por Saikat Chatterjee

HONG KONG (Reuters) - As ações asiáticas permaneceram perto das máximas de dois meses nesta segunda-feira com novos dados da China mostrando que a economia está desacelerando mas ainda assim conseguindo tranquilizar os investidores de que ela não corre o risco de um pouso forçado.

Às 7h58 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,26 por cento, movendo-se em um pequeno intervalo nesta segunda-feira na sequência dos dados chineses. O índice caminhava na direção de sua melhor performance mensal desde fevereiro de 2012.

Embora os dados do crescimento chinês no terceiro trimestre tenham sido os mais fracos desde a crise financeira global, ainda foram melhores do que o mercado esperava, indicando que as medidas de estímulo recentes estão surtindo efeito.

"Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) são melhores do que o esperado. Isso pode significar que os estímulos anteriormente anunciados, como investimentos em infraestrutura, estão começando a funcionar", disse o estrategista da Kaiyuan Securities Yang Hai. "O mercado está se tornando otimista, contra um pano de fundo de ampla liquidez."

Ampliando o otimismo estavam as crescentes apostas de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, vai adiar sua primeira elevação da taxa de juros desde 2006 para o próximo ano, encorajando investidores a buscarem barganhas entre as ações asiáticas.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,88 por cento, a 18.131 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,04 por cento, a 23.075 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,11 por cento, a 3.387 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, permaneceu estável a 3.534 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI ficou estável a 2.030 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,31 por cento, a 8.631 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,20 por cento, a 3.024 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,03 por cento, a 5.269 pontos.

(Reportagem adicional por Hideyuki Sano em Tóquio e Samuel Shen e Pete Sweeney em Xangai)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined