Índices chineses atingem máxima de 7 semanas

Publicado em 16/10/2015 07:13

XANGAI (Reuters) - As ações chinesas subiram nesta sexta-feira para uma máxima de sete semanas, com os principais índices registrando sua melhor performance semanal em quatro meses e meio após dados mostrarem que o número de empréstimos na China subiu em setembro.

O índice CSI300 <.CSI300>, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 1,36 por cento, para 3.534 pontos. O índice de Xangai <.SSEC> teve alta de 1,62 por cento, para 3.391 pontos.

Na semana o CSI300 teve ganho de 5,8 por cento e o SSEC, de 6,5 por cento, suas melhores performances semanais desde o começo de junho. Mas apesar dos ganhos, o índice SSEC ainda está 34 por cento abaixo do pico atingido em meados de junho.

Os empréstimos feitos pelos bancos chineses aumentaram muito mais do que o esperado em setembro, com 1,05 trilhão de iuanes (165,47 bilhões de dólares) em novos empréstimos concedidos após os movimentos das autoridades para frear a desaceleração da economia.

Esperanças de mais estímulos governamentais têm alimentado a recente recuperação do mercado, e alguns analistas esperam mais medidas mesmo após os robustos dados de empréstimo.

(Por Samuel Shen e Pete Sweeney)

Índices asiáticos sobem e se mantêm perto de máximas de dois meses

 

Por Lisa Twaronite e Nichola Saminather

TÓQUIO/CINGAPURA (Reuters) - As ações asiáticas se mantiveram próximas das máximas de dois meses nesta sexta-feira, aproveitando a boa performance de Wall Street após dados otimistas de preços e pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos aliviarem algumas preocupações sobre a força da economia norte-americana.

Às 7h53 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,15 por cento após reduzir ganhos de mais cedo, a caminho de ter uma alta de 1,8 por cento na semana.

"A recuperação parece estar sendo retomada novamente e, creio, tem mais espaço para acontecer agora que os riscos relativos à China parecem estar diminuindo", disse o chefe de estratégia de investimento do AMP Capital, Shane Oliver.

Wall Street registrou sólidos ganhos na quinta-feira, após o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA cair de volta à mínima de 42 anos na semana passada. O núcleo do índice de preços ao consumidor do país avançou 0,2 por cento em setembro após subir 0,1 em agosto, reanimando as apostas de que o banco central norte-americano pode elevar a taxa de juros ainda este ano.

Mas os investidores continuaram cautelosos antes dos próximos dados do crescimento econômico da China, agendados para serem divulgados na segunda-feira.

O índice de Xangai CSI300 subiu 1,36 por cento e, no acumulado da semana, avançou mais de 5 por cento.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,08 por cento, a 18.291 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,78 por cento, a 23.067 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,62 por cento, a 3.391 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,36 por cento, a 3.534 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,15 por cento, a 2.030 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,04 por cento, a 8.604 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,51 por cento, a 3.030 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,73 por cento, a 5.268 pontos.

(Reportagem adicional por Shinichi Saoshiro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined