Confiança da indústria cai 2,9% em setembro e renova mínima histórica

Publicado em 28/09/2015 09:05

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) mostrou piora pelo segundo mês seguido em setembro ao cair 2,9 por cento sobre o mês anterior, renovando a mínima histórica, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O ICI recuou a 66,0 pontos em setembro, após queda de 1,6 por cento em agosto que levou o índice a 68,0 pontos.

"Fatores negativos de origem econômica associam-se às incertezas do ambiente político para determinar a persistência da tendência de queda da confiança industrial", explicou o superintendente-adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

A FGV informou que o Índice da Situação Atual (ISA) teve queda de 1,9 por cento em setembro, chegando a 67,9 pontos, segundo menor nível da série. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 4,2 por cento, a 64,0 pontos, menor patamar histórico.

"A piora mais expressiva das expectativas desde abril

sugere que, em setembro, o setor continua sem ver sinais de recuperação consistente no horizonte de três a seis meses", acrescentou Aloisio Campelo Jr.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada, por sua vez, foi a 76,5 por cento, queda de 1,2 ponto percentual sobre o mês anterior.

A produção industrial iniciou o terceiro trimestre com fraqueza generalizada entre os setores ao apresentar queda de 1,5 por cento em julho sobre o mês anterior, pior resultado mensal neste ano, o que reforça o cenário de recessão pelo qual passa o país.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
undefined